20 melhores blogs sobre turismo para você explorar

20 melhores blogs sobre turismo para você explorar

Os vinte melhores blogs sobre turismo tratam de uma das melhores coisas da vida: viajar. O povo brasileiro adora desbravar novas culturas, refrescar a cabeça de pensamentos novos, viver novas experiências e conhecer lugares diferentes.

Para fazer a viagem dos seus sonhos e trazer ótimas recordações na bagagem, é preciso se planejar, pois nem todos os destinos são baratos e fáceis de chegar.

No entanto, como escolher o melhor roteiro? Como fugir dos perrengues, encontrar os melhores hotéis, as melhores baladas, quais as atrações mais inusitadas, as melhores dicas para os viajantes?

 

Embora o momento da preparação possa ser bem estressante, a internet ajuda bastante neste processo.

Com a evolução do mundo digital e das redes sociais, você pode ter acesso a informações de quem já foi ao destino de sua escolha e a tantos outros, além de dicas valiosas de quem mora no local, como estrangeiro ou nativo.

Os blogs de turismo se tornaram um fenômeno no mundo. Atualmente, existem cerca de 200 milhões de blogs relacionados a viagens, segundo estimativa do jornal britânico Telegraph.

Há blogs especializados em hotéis, gastronomia, ecoturismo, turismo de aventura, viagens de luxo, de negócios, entre outros.

A ferramenta online veio para ficar, tanto que existe até a Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV), a primeira entidade de classe de criadores de conteúdo digital na América Latina.

Os blogs de viagens ganharam protagonismo no setor turístico. Hoje se sobressaem em relação às campanhas publicitárias tradicionais e os guias de viagem.

Para explorar mais este universo de blogs de viagens e facilitar sua pesquisa, fizemos uma seleção de 20 blogs de turismo que você precisa conhecer.

Eles trazem dicas incríveis para quem se sente perdido em algum assunto desse universo. E assim servem para quem está preparando um roteiro ou sonhando com a próxima viagem.

Vale a pena visitar cada um desses blogs com calma e apreciar o conteúdo variado, com destinos e dicas para quem busca tranquilidade, agitação, aventura, diversão, frio, calor, praia, contato com a natureza, gastar pouco, enfim, para todos os gostos.

E o leitor que vai utilizar o Aeroporto de Confins para viver suas aventuras, não deixe de usar o estacionamento barato mais próximo.

Voltando ao Blogs, vamos conhecê-los?

 

Veja os 20 melhores blogs de turismo que me guiam

 

  1. MATRAQUEANDO

Um blog excelente e bastante conhecido é o Matraqueando, criado em 2006 pela jornalista especializada em turismo econômico, Sílvia Oliveira.

Em 13 anos, o blog recebeu mais de 10 milhões de visitantes, sendo o post Os sete pecados capitais do turista, um dos mais acessados.

O Matraqueando oferece ao leitor muita informação e diversão. O conteúdo inclui dicas de viagens econômicas pelo Brasil e pelo mundo, além do universo gastronômico, como o artigo 5 lugares imperdíveis para comer o tradicional Pastel de Belém em Lisboa.

Uma novidade do blog é o Matracacast, podcasts semanais produzidos pela jornalista com dicas incríveis de roteiros. Os arquivos de áudio podem ser baixados e consumidos enquanto você faz outras atividades.

A transparência faz parte da política editorial do blog. Todas as contas de viagem são pagas pelo blog e não existe post patrocinado em troca de hospedagem, comida, passagem aérea, entre outros.

O blog se mantém com a venda de Guias de Viagem, em formato de e-Book, que podem ser adquiridos na lojinha.

O material inclui grandes roteiros turísticos para conhecer gastando pouco, como Lisboa, Paris, Buenos Aires, Gramado, entre outros.

 

  1. VIAJE NA VIAGEM

O Viaje na Viagem, criado em 2004 pelo publicitário Ricardo Freire, é o blog de turismo mais antigo do Brasil.

Turista profissional, Ricardo escreveu diversos livros sobre o assunto, além de assinar colunas em diversos veículos de comunicação.

O blog traz dicas de viagens pelo Brasil e pelo mundo, com o objetivo de tornar o ato de viajar algo simples e prazeroso.

No blog, você encontra roteiros pelas Américas, Europa, Brasil, dicas de hotéis, entre outros destinos com detalhes que vão fazer a diferença na sua viagem.

Um dos símbolos do blog é a boia, a “salvadora” dos viajantes, que durante anos ajudou na interação com o usuário, respondendo dúvidas dos leitores. Também integram a equipe, Elisa Araújo, Nick Santiago e Maria Clara Jorge.

Atualmente, o blog banca as próprias viagens e sobrevive do e-commerce de produtos de viagem, algumas ações publicitárias e eventuais posts patrocinados. Outra fonte de renda é através do canal no YouTube, que tem mais de 70 mil inscritos.

 

  1. VIAGENS PARA MÃOS DE VACA

O nome já diz tudo! Se você busca viajar pelo mundo afora gastando muito pouco, a dica é visitar o divertido blog Viagens para Mãos de Vaca.

O blog conta com roteiros pela América do Norte, Ásia, Europa e América do Sul, inclusive com dicas de passeios gratuitos.

Criado em 2007, com o nome Nova York para Mãos de Vaca, a proposta era partilhar as experiências do casal Henry Bugalho e Denise Nappi pela Big Apple.

O blog fez tanto sucesso com o nicho de turismo econômico, que se tornou um guia de sobrevivência para quem viaja a Nova York. Em 2010, aconteceu a mudança para Viagens para Mãos de Vaca.

O casal aborda em seus artigos um texto leve, objetivo, com o olhar de turista, mas também dos locais.

 

  1. 360 MERIDIANOS

Desde 2011, os jovens jornalistas de Belo Horizonte, Rafael, a Luíza e a Natália, resolveram fazer um intercâmbio e compartilhar suas experiências através do 360 Meridianos.

Em pouco mais de um ano, o grupo deu a volta ao mundo e passou por todos os meridianos do globo, por isso o nome do blog.

A proposta do blog é ir além das dicas de viagem, mas também falar sobre cultura e contar histórias.

Em seus textos leves e descolados, os autores trazem reflexões sobre a vida e dicas de trabalho para blogueiros, como o artigo 7 dicas para ter mais disciplina e motivação na vida. Até 2018, já havia sido publicados mais de 2.500 posts.

O blog traz conteúdos especiais, com textos aprofundados sobre a vida, os costumes, o povo e a história dos lugares visitados pelo trio, assim o leitor pode viajar sem sair de casa.

Um dos destinos campeão de audiência é o artigo sobre a Tailândia. O grupo passou 20 dias no país e contou em detalhes a experiência.

Em seus textos, os jovens também contam os perrengues de viagem. Um deles aconteceu em Mamallapuram, na Índia, com um alerta de tsunami que não se confirmou. Ainda bem!

Desde julho de 2019, o blog conta com uma novidade. Agora os leitores podem receber as melhores dicas através da lista de transmissão do WhatsApp.

O grupo também conta com um canal no YouTube com dicas e curiosidades sobre suas andanças pelo mundo.

 

  1. VIAJANDO COM PIMPOLHOS

Caso a sua viagem seja com crianças, vale visitar o blog Viajando com Pimpolhos, criado por Sut-Mie.

A autora viajava desde solteira e, ao casar com Carlos e ser mãe, decidiu continuar sua aventura pelo mundo afora.

No blog, Sut-Mie divide suas experiências com outros pais e mostra que é fácil viajar com a criançada, desde que tenha um pouco mais de organização.

A família visitou diversos destinos brasileiros, além de México, Marrocos, Grécia, Paris, Tailândia, Havaí, África do Sul, Buenos Aires, entre outros países.

De forma lúdica, o blog traz dicas de roteiros para viajar com os pequenos e mostra as experiências da família.

 

  1. VIAJANDO BEM E BARATO

O casal Rogério Milani e Manuela Colla mostra que é possível fazer uma viagem econômica sem abrir mão do conforto e da segurança.

Com uma linguagem descontraída, o blog oferece dicas de destinos pelo Brasil, pela Europa, África, Oceania, pelas Américas, entre outros. Os textos são enriquecidos com relato de experiências do casal em cada cidade visitada.

Um diferencial são os roteiros personalizados e as consultorias. A equipe monta o roteiro de acordo com o seu orçamento. Nele são incluídos reserva de hotéis, passagens de avião, trem, entre outros. Este serviço online é oferecido desde 2013.

No Papo com o Blogueiro, o leitor pode esclarecer dúvidas sobre a viagem que está programando, como quantos dias ficar em cada cidade ou que transporte pegar para ir de um lugar ao outro. O serviço é contratado por hora.

 

  1. ESSE MUNDO É NOSSO

Os jornalistas Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho relatam suas experiências em viagens pelo Brasil e por outros países.

O blog traz informações sobre os destinos, como os melhores lugares para visitar, dicas de restaurantes e hotéis, entre outros serviços.

Os dois já visitaram mais de 40 países e pretendem continuar suas viagens para trazer ainda mais conteúdo aos leitores.

As fotos são um capítulo a parte e deixarão você com vontade de largar tudo e viajar hoje mesmo. Um exemplo é o post 15 fotos da Suíça que farão você querer ir para lá hoje mesmo.

Vale a pena também acompanhar as viagens da dupla pelo canal no YouTube.

 

  1. NÓS NO MUNDO

O Nós no Mundo nasceu em 2010, com o propósito de compartilhar experiências e dicas de viagens pelo mundo afora.

A blogueira Anna Bárbara se uniu aos amigos viajantes Diego Paiva e o Jairo Alves. Foi formada a equipe.

O blog mostra a realidade vivida pelo trio durante suas viagens, mas de forma divertida e descomplicada, aliada a fotos sensacionais.

Nos artigos, o leitor também encontra opções gastronômicas, de hospedagem e passeios. Encontre também roteiros completos para você se inspirar e dicas para viajar levando somente o necessário,

Para quem tem poucos dias de folga, que tal o Roteiro de 2 dias em Cartagena ou o Roteiro de 3 dias em Lima, no Peru?

 

  1. APRENDIZ DE VIAJANTE

A variedade de posts de diversos lugares do mundo e as excelentes opções de roteiros são os destaques do blog.

No blog, Cláudia, Heloísa e Stephanie relatam suas experiências pelo mundo afora. De forma prática, trazem dicas para viajar pagando pouco, mas sem abrir mão do conforto e tranquilidade.

Um dos artigos que vale a pena ler é 50 coisas em Paris para fazer de graça. Mesmo que você já conheça a Cidade Luz, as dicas são fundamentais para manter em dia o orçamento de viagem.

Você também encontra artigos sobre os melhores chips internacionais para celulares. Dicas sobre aluguel de carro, seguro viagem, entre outros serviços são também encontrados no blog.

Há ainda a opção de assinar a revista digital ou impressa com roteiros e dicas incríveis para a sua próxima viagem.

 

  1. DICAS SP

Vai viajar para São Paulo e não sabe por onde começar seus passeios? O blog Dicas SP é especializado na capital paulista e traz opções de gastronomia, bares, baladas, lugares para visitar, onde fazer compras e roteiros especiais pela cidade.

Para quem viaja com a criançada, fique ligado nas dicas sobre o que fazer para aproveitar o passeio pela metrópole.

O blog é indicado para todos os públicos, até mesmo para quem mora em SP e ainda não conhece a própria cidade. Por isso, vale a pena conferir o artigo Aproveite SP gastando até R$ 30,00.

Criado em 2010 por Joana Pires, o blog possui a sessão Férias de SP, onde a blogueira mostra suas andanças pelo mundo afora, incluindo as viagens pela Amazônia, Londres, França e pelo interior de São Paulo.

 

  1. DUCS AMSTERDAM

Se tem um cara fera em contar histórias é Daniel Duclos, que criou o blog Ducs Amsterdam, voltado especialmente para quem pretende viajar para a Holanda.

O brasileiro mora em Amsterdam desde 2007, ano que criou o blog. Com senso de humor e escrita envolvente, Daniel relata suas aventuras e descobertas tanto na Holanda quanto na Europa. São artigos, crônicas, dicas, curiosidades e muitas fotografias.

Daniel também tem um canal no YouTube, onde mostra as belezas da cidade. Prepare-se para conhecer todos os detalhes de Amsterdam!

 

  1. PÉ NA ESTRADA

O jornalista Altier Moulin começou a compartilhar suas experiências em viagens em 2008, mas somente em 2010, o blog Pé Na Estrada ganhou uma roupagem profissional.

Com personalidade, ótimas fotos e dicas, Altier relata em seus textos o quanto uma viagem pode ser simples e barata. Seus roteiros incluem ecoturismo, turismo de aventura e destinos exóticos.

A maioria das viagens são feitas por conta própria e sem se identificar como blogueiro ou jornalista. A ideia é mostrar os pontos positivos e o que precisa melhorar em hotéis, restaurantes e outros serviços.

Altier já visitou as pirâmides do Egito e as Montanhas Rochosas do Canadá. O deserto de sal em Uyuni, na Bolívia, e um safári na África também já foram conhecidos pelo blogueiro, entre outras aventuras pelo mundo.

 

  1. YOU MUST GO

Se tem um blog onde o turismo de luxo impera é o You Must Go. O projeto é feito pela jornalista Renata Araújo, que conhece mais de 50 países e já morou na Espanha, França e Estados Unidos.

No blog, Renata compartilha suas experiências no turismo de luxo pelo mundo, incluindo hotéis, restaurantes, compras e estilo de vida. Com certeza você ficará louco para visitar esses lugares de puro luxo!

Entre os artigos mais populares do blog, vale conferir Roteiro de Miami: compras e restaurantes.

Além do blog, Renata divide também suas experiências pelo Snapchat e pelo YouTube, com vídeos incríveis mostrando hotéis, restaurantes, passeios e programas culturais.

Você pode ainda encomendar o seu roteiro personalizado, de acordo com a sua viagem e suas preferências. Basta responder um questionário com os seus gostos e a equipe monta um roteiro especial para a sua viagem.

Além de Renata, fazem parte da equipe Maria Eduarda Vétere, Mônica Barros, Tamyris Roxo, Alberto Bardawil, Mariane Serra e Marcela Maia.

 

  1. VIAJE SIM

Em 2012, o casal Jackie e Rômulo criaram o Viaje Sim, onde relatam suas andanças por mais de 30 países. Eles já renovaram os votos em destinos como Buenos Aires e Vietnã.

A chegada da pequena Maria não impediu que o casal continuassem suas viagens. Pelo contrário, em diversos posts eles dão dicas de roteiros para fazer com a criançada, como no artigo Riviera Maia com bebê: todas as dicas para visitar o México em família.

O casal tem ainda dois filhos de quatro patas, Maquiavel e Foucault, que acompanham eles durante as viagens. Para ajudar outras famílias que querem levar seus pets em viagens, existe no blog a seção Viagem com Cachorro. Lá você encontra dicas práticas para planejar seu roteiro com seu pet, incluindo restaurantes e hotéis pet friendly.

 

  1. VAMBORA

Apaixonada por viagem e turismo, a arquiteta Guta decidiu criar em 2008 o Vambora, um blog para despertar nas pessoas o desejo de conhecer e explorar mais o mundo em que vivemos.

No blog, Guta dá dicas de roteiros imperdíveis e incentiva os leitores a viajar mais e melhor.

O site é organizado por categorias que ajudam a programar sua próxima viagem, entre elas Próxima Viagem, Relato de Viagem, Roteiro Cultural, Lugares Improváveis e Viajante Gourmet. É como se fosse uma biblioteca de viagens.

Um dos posts que desperta a curiosidade do leitor é Lugares improváveis: Penedo, a Finlândia brasileira.

Neste artigo, Guta mostra um olhar diferenciado da cidade, que abriga uma colônia finlandesa desde 1929.

Por lá você encontra até mesmo a casa oficial do Papai Noel no Hemisfério Sul. Então, Vambora conhecer Penedo?

 

  1. IDEIAS NA MALA

O Ideias na Mala é um blog de viagens criado pela Marina Vidigal e traz conteúdos riquíssimos toda semana, com fotos e dicas para sua viagem ser especial.

Com um estilo de viagens bem diverso, Mari já morou em São Paulo, Kyoto, Madri e atualmente reside na Califórnia.

O blog também abre espaço para que outros blogueiros possam compartilhar suas experiências, proporcionando aos leitores uma variedade de temas.

Destaque para a categoria Viagens por Tipo, onde você encontra roteiros de lua de mel e viagem em casal. Viagens com crianças, de carro, de aventura e para quem viaja sozinho são também temas encontrados.

Os artigos são verdadeiros guias e abordam destinos tradicionais, entre eles Paris, Londres e Nova Iorque, mas também roteiros alternativos repletos de descobertas.

 

 

  1. JEGUIANDO

Com nome engraçado e belíssimas caricaturas, o Jeguiando oferece um conteúdo centrado em dicas de destinos nacionais e internacionais, hospedagens e gastronomia.

Você também encontra crônicas, dicas de planejamento e relatos de viagens da trupe. Essa formada por Janaína Calaça e Erik Araújo, além do seu inseparável mascote Jegueton. Eles já viajaram para mais de 60 destinos.

Criado em 2008, o blog já conquistou diversos prêmios e está na lista dos 40 melhores blogs de turismo brasileiro. A fonte vem do site Melhores Destinos.

Janaína e Erik já receberam o convite de órgãos oficiais de turismo internacional na França, Chile e Canadá para escrever sobre destinos diversos.

 

  1. LOUCOS POR VIAGEM

Fabiane Gama já viajou por quase todo o Brasil, além de destinos internacionais como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela e Europa. Seu roteiro inclui mais de 50 países visitados.

Em 2014, a advogada decidiu criar o Loucos por Viagem. A finalidade era compartilhar suas experiências e ajudar outras pessoas que como ela amam viajar. Ela conta ainda com a colaboração de Vanessa Cardozo e Juliana Tolfo.

Um dos posts mais lidos na página é Como montar um roteiro pela Grécia, com dicas sobre documentação necessária, como chegar, clima, como explorar as ilhas e custos por dia de viagem. No artigo, Fabi também apresenta opções de roteiros para 10, 15 e 20 dias de viagem.

O leitor pode ainda contar com o serviço de roteiro personalizado, adequado ao seu orçamento e estilo de viagem.

 

  1. NÔMADES DIGITAIS

O casal Jaque Barbosa e Eme Viegas largaram seus empregos com e decidiram sair pelo mundo afora em busca de seus sonhos: viajar enquanto trabalham.

Hoje eles fazem parte deste movimento global que, com a evolução das tecnologias, ganha cada dia mais adeptos.

Foi assim que nasceu o blog Nômades Digitais. O site tem o objetivo de inspirar outras pessoas a adotarem esse novo modelo de vida e trabalho.

O blog traz mais que dicas de viagem e turismo, mostra também histórias inspiradoras de empreendedores. O dia a dia do casal trabalhando e viajando pelo mundo, as tecnologias inovadoras, entre outros assuntos relevantes são também retratados. Vale ler o artigo Manifesto Nômades Digitais e se inspirar!

Que tal você trabalhando em uma praia na Tailândia ou em um café em Paris?

 

  1. TE VEJO PELO MUNDO

O blog Te Vejo Pelo Mundo, da carioca Lu Guimarães, mostra dicas de destinos pelo Brasil e pelo mundo. Nele há informações sobre as viagens e experiências em hotéis, restaurantes e passeios, incluindo os perrengues que Lu já passou.

A ideia é inspirar as pessoas a desbravar o mundo e realizar suas viagens da melhor maneira possível.

Nos posts você vai encontrar muitos destinos brasileiros. Em 2019, Lu foi convidada pelo Ministério do Turismo para acompanhar o maior rally das Américas. O Rally dos Sertões foi por ela presenciado nas etapas no Piauí e Ceará.

Durante a expedição turística pelo sertão, Lu conheceu um paraíso esculpido pela natureza na cidade de Bom Jesus, e escreveu o artigo Os surpreendentes Cânions do Viana no Piauí.

No blog, Lu procura evidenciar as diversas opções que existem no Brasil, como, por exemplo, em Macaé, no Rio de Janeiro.

A cidade conhecida pelo petróleo também abriga lindas cachoeiras, trilhas, praias, montanhas e lagoas. Vale explorar o artigo 10 motivos para você colocar Macaé na sua lista de desejos.

E você, se inspirou nas nossas dicas? Que tal começar a programar a sua próxima viagem?

 

Qual desses blogs é o melhor? (Pode escolher até 3)

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...